Setor de Mídia: Transformações, tendências e desafios

A Covid-19 está fazendo com que as empresas de todos os setores adaptem operações, fluxos e processos.

No entanto, a pandemia está inserida em um contexto anterior, que já vinha alterando o mercado e os negócios: a transformação digital.

No setor de Mídia não é diferente e há alguns elementos relevantes a serem considerados para que, nesse complexo cenário, as empresas mitiguem riscos e atuem com sucesso.

As organizações deste setor precisam continuamente revistar suas estratégias de negócios, explorar novas oportunidades de crescimento e aportar cada vez mais valor para os negócios de seus clientes.

Precisam se apoiar em tecnologias capazes de acompanhar, muitas vezes em tempo real, as necessidades, expectativas e desafios dos consumidores.

Nesse contexto, a precisão das mensagens está dependendo cada vez mais de AdTechs e MarTechs no papel de otimizarem a relação entre marcas e consumidores e ajudarem a publicidade a alcançar maior relevância e impacto a um custo menor.

Parte dessa avaliação já foi evidenciada no relatório “AdTech & MarTech Report”, produzido pela Distrito em parceria com a KPMG antes da pandemia, mas com diversas conclusões relevantes nesse momento.

Poucos setores estão sendo tão impactados pela transformação digital, por novos comportamentos de consumo e pessoas mais engajadas como o setor de mídia, e as AdTechs e MarTechs estão sendo protagonistas nessa transformação.

Transformação digital

O relatório mapeou 475 startups no Brasil, distribuídas nas seguintes categorias: Advertising & Promotion (27%), Commerce & Sales (28%), Social & Relationships (22%) e Content & Experience (21%).

O Sudeste é líder com 64% das startups, o que condiz com a produção econômica da região, que representa 55% do PIB brasileiro.

Depois vem o Sul com 28% das startups, o Centro-oeste com 3,6%, o Nordeste com 2,8% e o Norte com 0,2%.

É notável ainda como AdTechs e MarTechs estão amadurecendo e 10% delas têm mais de 100 funcionários.

Outro dado é que, como elas estão direcionadas prioritariamente a soluções de marketing e publicidade para empresas que querem vender seus produtos e serviços, quase todas (98%) atendem a outros negócios.

Finalmente, essas startups têm, na média 2,93 sócios, nascidos majoritariamente no Estado de São Paulo e que possuem, na maior parte dos casos, entre 26 e 45 anos.

A proporção de mulheres ainda é desequilibrada, com aproximadamente 1 mulher para cada 5 homens.

As transformações no setor de Mídia vieram para ficar e AdTechs e MarTechs também.

Está feito o desafio ao mercado e essas empresas precisam definitivamente entender que a única constante é a mudança e os dados são cada vez mais relevantes.

Nesse cenário, os investimentos em marketing e publicidade estão em expansão pois nunca se investiu tanto em atrair, reter e melhorar a experiência dos consumidores, com a diferença de que os investimentos deixaram de estar concentrados e passaram a estar distribuídos.

Como essas tecnologias não vieram para substituir, mas para agregar, o sucesso está deixando de ser medido por métricas de marketing e publicidade e está começando a ser cada vez mais mensurado por métricas de negócios. Não há tempo a perder!

Fonte: Jornal Contábil - 03/06/2020

Últimas Notícias

Cotações e Índices

Moedas - 06/07/2020 16:03:53
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,354
  • 5,356
  • Paralelo
  • 5,290
  • 5,570
  • Turismo
  • 5,140
  • 5,570
  • Euro
  • 6,054
  • 6,058
  • Iene
  • 0,050
  • 0,050
  • Franco
  • 5,686
  • 5,688
  • Libra
  • 6,686
  • 6,692
  • Ouro
  • 306,080
  •  
Mensal - 04/03/2020
  • Índices
  • Jan/20
  • Dez/19
  • Inpc/Ibge
  • 0,19
  • 1,22
  • Ipc/Fipe
  • 0,29
  • 0,94
  • Ipc/Fgv
  • 0,59
  • 0,77
  • Igp-m/Fgv
  • 0,48
  • 2,09
  • Igp-di/Fgv
  • 0,09
  • 1,74
  • Selic
  • 0,38
  • 0,37
  • Poupança
  • 0,05
  • 0,05
  • TJLP
  • 5,09
  • 5,57
  • TR
  • -
  • -
veja mais

Obrigações do Dia

  • 10/Julho/2020 – 6ª feira.
  • ICMS | Substituição tributária.
  • GIA | ST.
  • ICMS/REDF | Registro Eletrônico de Documento Fiscal (REDF).
  • ICMS.
  • ICMS.
  • ICMS | Refinaria de petróleo e suas bases.
  • ICMS | Refinaria de petróleo e suas bases.
  • ICMS.
  • ICMS | Substituição tributária.
  • ICMS | Remessa interestadual em consignação industrial.
veja mais

Enquete

O que você achou do nosso novo site?
Ótimo
Bom
Regular
(XHTML / CSS)
Site desenvolvido pela TBrWeb
Apoio  |  Organização e Assessoria Contábil
Av. Francisco Pereira de Castro 425, Anhangabaú - Jundiaí, SP  |  Fone 11. 4586 7098 / 4521 9741